Projecto Inovador para o ensino experimental das Ciências Naturais num âmbito sem formalidades e integrado numa Expedição Científica da U.A.

Um Projecto Multidisciplinar para o Ensino Experimental das Ciências Naturais em Contexto Não Formal, apresentado e coordenado pela minha amiga e Bióloga Fátima Lopes, a leccionar a disciplina de Ciências Naturais na E.B. I. de Colmeias – Leiria, que contou com a colaboração da Escola, onde lecciona, e do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, que foi organizador da XIII Expedição Cientifica da Universidade dos Açores. Este projecto contou com o apoio de diversas entidades, organismos e empresas, essencialmente privadas, e o ” World Panda” também não pode de deixar de o apoiar e de promover a divulgação do projecto, tendo em conta, ser um dos principais objectivos do “WP”, apoiar e divulgar tudo e todos aqueles, que desta, ou daquela forma, contribuam ou façam algo pelo ambiente e pelos recursos naturais.

O grupo de 15 alunos dos oitavo e novo anos, acompanhados por quatro docentes e três encarregados de educação, durante 12 dias (de 17 a 29 de Julho) vai acompanhar e trabalhar a par de diversas equipas de investigadores nos seus trabalhos científicos, experimentando com eles, como se planifica e desenrola o trabalho de campo e o de laboratório, ao mais alto nível nacional e internacional, no âmbito da Biologia e também da Geologia, numa perspectiva Ecológica e para a Sustentabilidade Ambiente.

Através da participação neste projecto, possivelmente uma oportunidade única para estes jovens em formação, que se encontram num momento das suas vidas em que as vivências são mais fortes, e as aprendizagens mais marcantes, prepara-os para serem os futuros “guardiães do ambiente e de recursos naturais”, que herdarão da nossa geração o que conseguirmos conservar numa lógica de sustentabilidade até lá. Assim o World Panda quer apoiar este projecto, divulgando sempre que existam novidades ou “reportes” do decorrer da expedição realizada nas ilhas açorianas das Flores e do Corvo, serão publicadas aqui.

Sendo este o pequeno contributo que posso dar em prole da promoção deste magnifico evento.

Quanto ao World Panda resta-me desejar-lhes boa viagem, uma boa expedição e a concretização de todos os objectivos deste projecto.

Mais informações sobre a expedição ver o site do Dep. Biologia da U.A.-http://www.db.uac.pt/noticia.php?id=2

E no resumo da expedição finalmente temos as tão desejadas notícias:

Escola Básica Integrada de Colmeias
(Colmeias-Leiria)

Docente Proponente e Coordenadora deste Projecto: Maria de Fátima Rosa Lopes (Bióloga com Licenciatura no ramo Científico, Mestre em Ecologia, e professora (QND/QE) de Ciências Naturais dos alunos do 8.º e 9.º anos)

Docentes acompanhantes: Maria de Fátima Rosa Lopes (Bióloga, Docente Proponente e Coordenadora deste Projecto), Maria Manuela Veríssimo (Geóloga com Licenciatura no ramo Educacional, professora (QND/QZP) de Ciências Naturais),  Graça Maria Morgado (Licenciatura em Românicas no ramo Educacional, aluna de Mestrado em Didáctica, e professora (QND/QE) de Francês dos alunos do 8.º ano), e Elizabete Santos (Curso Superior em Artes Plásticas e Visuais no ramo Educacional, e professora (QND/QE) de Educação Visual e Tecnológica).

Encarregados de Educação Acompanhantes: Maria Arminda Lisboa, Maria Virgínia Silva, Vítor Carpalhoso, Graça Maria Morgado .

Alunos que participaram: Vilma Salgado, Lucie Sousa, João Nabeiro, Hugo Pereira, Daniel Lagoa, Rui Melo e Andreia Santos (do 9.º ano), Antony Dionísio, Diana Rodrigues, Bruna Estrela, Inês

Rufino, Marina Rodrigues, Kevin Pedro, Patrícia Lisboa (do 8.ºano) e Alexandra Nogueira (do 6.º ano).

Foram doze dias de trabalho árduo e de surpresas ilimitadas. Chegámos com a bagagem mais pesada de conhecimentos, os olhos deslumbrados com tantas e lindas paisagens naturais e o coração cheio de sonhos.

Participámos em diferentes trabalhos de campo lado e lado com os investigadores e cientistas que participaram na XIII Expedição Flores e Corvo do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores; assistimos a diversas palestras sobre alguns dos projectos científicos em curso no

Departamento de Biologia e de Geociências da mesma Universidade; observámos e manipulámos material biológico e geológico em laboratório; os nossos alunos, com a supervisão dos seus

docentes e encarregados de educação elaboraram e expuseram publicamente apresentações em Power-Point, sobre o que fizeram e aprenderam nos trabalhos desenvolvidos durante a Expedição.  Diariamente iniciámos os nossos trabalhos pelas 9.00 horas e terminamos pela hora de jantar, sendo as palestras  feitas sempre após o jantar.

Nas viagens entre as ilhas das Flores e do Corvo vimos e tocámos em golfinhos, cujos bandos vieram até bem perto da nossa

lancha, seguindo-nos por muitas milhas, vimos também um bando de pseudo-orcas, e, ouvimos e observámos aves marinhas.

Participámos, ainda, de eventos culturais como as Sopas do Espírito Santo, oferecidas pelo Império de Ponta Delgada das Flores, onde nos foi servido principescamente a boa alcatra com pão lêvado,entre muitas outras iguarias.

Confraternizamos e fizemos amizades com os genuínos e afáveis Florentinos e Corvino, e os nossos alunos conviveram com colegas das escolas destas duas ilhas, trocaram endereços electrónicos e números de telemóveis e fizeram-se promessas de amizades duradoiras. Ainda nos foi oferecido um jantar pela e na Câmara Municipal das Lajes das Flores, com a presença do Meritíssimo Reitor da Universidade dos Açores.

Na ilha de S. Miguel visitamos as instalações do Departamento de Biologia, e foi-nos explicado as diversas áreas e objectivos

dos trabalhos de investigação em curso e os diferentes cursos superiores, licenciaturas, mestrados e doutoramentos aqui leccionados. Ainda visitamos o Centro de Vulcanologia e de Sismologia do Departamento de Geociências e a Biblioteca Geral da Universidade dos Açores.

Após o trabalho realizado, o lazer foi merecido e ao longo da estada em S. Miguel visitamos todos os principais locais turísticos da ilha (Lagoa da Sete Cidades, Caldeira Velha, Lagoa do Fogo, Lagoa das Furnas, povoações e locais de paisagens deslumbrantes das costas sul, este, norte e oeste) e da sua capital Ponta Delgada.

Vimos as mais diversas e belas paisagens naturais. Banhamo-nos nas águas quentes e férreas da Caldeira Velha e nas águas tépidas das praias, portos e piscinas naturais do litoral açoriano. Observamos testemunhos da cultura deste povo por meio das suas obras arquitectónicas disseminadas por variadíssimos locais. Experimentamos a deliciosa gastronomia, como o cozido das Furnas, as cracas, as lapas, os peixes grelhados e a alcatra. Fomos às compras, vimos e compramos artesanato local para oferecer à família e amigos, e também licores, vinhos, queijos, ananás, maracujá, banana, típicos do arquipélago.

Participamos das festas de Verão organizadas pela CM-PDL. Participamos do lançamento do CD do professor, compositor e cantor Nuno de Brito, da banda sonora da telenovela Ilha dos Amores, em filmagens em S.Miguel, “Coriscos de Trabalho”. Os alunos tiveram oportunidade de serem fotografados e de pedirem autógrafos a vários artistas da sua telenovela, actualmente preferida, hospedados num hotel desta cidade. Por último, a docente Coordenadora deste Projecto, conseguiu autorização da equipa de produção das filmagens da telenovela para que os quinze alunos participassem como figurantes, indo assim os nossos alunos aparecer na televisão portuguesa brevemente, também como “pseudo”-actores, o que os deixou hilariantes.

Oito dos alunos participantes neste Projecto fizeram o seu baptismo de voo e adoraram, tendo a oportunidade de experimentarem três dos tipos de aeronaves de passageiros que fazem habitualmente os voos domésticos e internacionais para e de Portugal Continental e a descolagem/aterragem, check-in e check-out em cinco aeroportos diferentes.

Tudo foi minuciosamente filmado e fotografado por todos nós, e todo este material está a ser organizado e a ser gravado em DVD e distribuído por todos os alunos, docentes e encarregados de educação envolvidos no Projecto, Biblioteca da Escola EBI de Colmeias,Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, e outros que o solicitem oficial e justificadamente.Todos os participantes na XIII Expedição Flores e Corvo 2007 do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores receberam um Certificado, passado e autenticado pelo mesmo, para fins de avaliação curricular.

Foi solicitado aos alunos e restantes participantes neste Projecto Multidisciplinar sobre o Ensino Experimental das Ciências Naturais em contexto não formal, com participação na XIII Expedição Flores e Corvo do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, para elaborarem materiais para serem publicados por jornais que gentilmente nos ofereceram espaço para publicação de artigos e fotografias sobre este projecto inovador com ligação entre o ensino básico e o ensino superior. A docente Coordenadora ainda se comprometeu com o Departamento de Biologia da Universidade dos Açores em enviar até Janeiro de 2008, conforme o solicitado, um Relatório Descritivo e de Análise Crítica sobre o citado Projecto, para ser publicado nas Actas Oficiais da XIII Expedição Flores e Corvo do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, a publicar por esta Universidade durante o próximo ano lectivo e que também poderá ser lido, entre outras informações e publicações, no site http://www.db.uac.pt/

Com o êxito confirmado deste Projecto pioneiro, levado a cabo por esta equipa da Escola BÍ de Colmeias, e pela equipa da XIII Expedição Científica Flores e Corvo do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, ficaram lançadas as bases para futuros projectos no Ensino Experimental das Ciências Naturais em contexto não formal, entre diferentes níveis de ensino, com esta e/ou com outras universidades e/ou instituições superiores; pelo que a docente Coordenadora do mesmo já está a enveredar esforços no sentido de repetir a experiência com estes e/ou outros alunos, o mais oportuna e brevemente possível.

Queremos finalmente e publicamente manifestar os nossos mais sinceros agradecimentos a todos quanto nos proporcionaram a concretização de todos os objectivos deste Projecto Multidisciplinar sobre o Ensino Experimental das Ciências Naturais em contexto não formal, com participação na XIII Expedição Flores e Corvo 2007 do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, que foram largamente ultrapassados. Todos foram excepcionais.

Assim, agradecemos:

– Ao Meritíssimo Reitor da Universidade dos Açores por todo o apoio, pessoal e logístico, dado ao Departamento de Biologia e ao Projecto desenvolvido pela Escola BI de Colmeias.

– Ao Departamento de Biologia da Universidade dos Açores, em particular na pessoa do Professor Doutor João António Cândido Tavares, Director do Departamento de Biologia e Coordenador Principal da XIII Expedição Flores e Corvo 2007, também um antigo e grande amigo, que foi o principal responsável pela organização do evento e pela disponibilização de todos os meios  (alojamento, principais refeições diárias, transporte para trabalho e turismo nas três ilhas visitadas, num total de três viaturas com os respectivos motoristas, transporte fluvial Flores-Corvo, integração do nosso grupo nas diferentes equipas de investigação durante os trabalhos da Expedição nas ilhas das Flores e do Corvo, disponibilização de meios informáticos, apresentação das instalações, laboratórios, salas de aula, anfiteatros, e dos projectos do Departamento de Biologia e do Centro de Vulcanologia e Sismologia do Departamento de Geociências desta Universidade, no pólo de Ponta Delgada, entre muitos outros), indispensáveis para que o Projecto da EBI de Colmeias tivesse o êxito conseguido e reconhecido por quantos dele tiveram conhecimento.

– Aos Bombeiros Municipais de Ponta Delgada, na pessoa do seu actual Presidente, o Professor Doutor Vasco Garcia, ex-Reitor da Universidade dos Açores e fundador do Departamento de Biologia, também um antigo e grande amigo, assim como a toda a tripulação, que nos recebeu nas suas instalações e nos disponibilizou camaratas para confortavelmente nos instalarmos durante as três noites e os quatro dias que passámos na ilha de S. Miguel.

– Ao Conselho Executivo, aos Funcionários de Acção Educativa, aos Funcionários Administrativos, à Associação de Pais,  na pessoa do seu Presidente, assim como aos Encarregados de Educação, pela envolvência e apoios sempre manifestados.

– Mais uma vez aos nossos patrocinadores, nomeadamente,  Junta de Freguesia de Colmeias, Carreira e Filhos Lda, Porval-Agropecuária Lda, Farmácia Valente, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Colmeias, Rufasconstrói Lda, Restaurante O Manjar do Marques, Rações Veríssimo, Exploratório Infante D. Henrique-Centro de Ciência Viva de Coimbra, e ainda, SATA-Empresa Transportadora Aérea dos Açores, cujos logótipos, conjuntamente com o do Departamento de Biologia da Universidade dos Açores e o da Escola BI de Colmeias, foram estampados nas t-shirts que vestimos durante as viagens e estada nos Açores.

 

 

– Aos amigos e conhecidos que nos seus blogs têm divulgado o Projecto e a quantos visitantes têm feito os seus comentários, em particular, no http://worldpanda2007.spaces.live.com/blog/cns!5F440411EB4E435C!2351.entry

 

– À imprensa local, regional e nacional que, em suporte papel, audiovisual e/ou nos inúmeros sites da Internet  têm publicado e irão publicar notícias sobre este evento, tornando-o do conhecimento da população em geral.

 

– A todos os que directa ou indirectamente deram o seu contributo e aqui não foram por lapso mencionados.

Com os melhores cumprimentos, pessoais e de toda a equipa que deu corpo a este Projecto,

A docente Coordenadora Maria de Fátima Rosa Lopes

Obrigado amiga – O país e o futuro e o World Panda agradecem !

About worldpanda2007

Sustainable Design Researcher, Engineer Designer, Scuba Diver, Radio Broadcaster, DJ and IMC(images moment catcher)
This entry was posted in Environment & Nature. Bookmark the permalink.

23 Responses to Projecto Inovador para o ensino experimental das Ciências Naturais num âmbito sem formalidades e integrado numa Expedição Científica da U.A.

  1. Panda says:

    Mais informações sobre a expedição ver o site do Dep. Biologia da U.A.-  http://www.db.uac.pt/noticia.php?id=2

  2. Panda says:

    É de louvar ainda haver profs destes que se dão a estes maçadas com os putos espero que eles sejam reconhecidos, A sra Profesora está de parabens , e venham mais destes para as nossas escolas.

  3. Panda says:

    Venho
    manifestar ao World Panda o meu agrado em ter publicado no seu espaço
    esta noticia pois nos noticiarios só se ouvem crimes , politica ,
    guerra e estas coisas passam ao lado. São tão importantes ou mais
    porque é com isto que se consegue motivar os jovens a ter objectivos no
    estudo e neste caso com uma vantagem a nivel ecológico e promover
    naquelas cabecinhas ainda frescas a conservação da natureza que ainda
    resta na terra e que o homem ainda não destruiu.A universidade dos
    Açores e as escolas estão de parabéns, e quem me dera que os meus
    filhos também lá pudessem estar..

  4. Panda says:

    Podemos dizer que este alunos são filhos de um Deus maior, terem a sorte de terem uma professora destas ao contrario dos meus que cada uma é pior que a outra fora o resto e as condições das aulas.Sra Dra. Maria de Fátima é mais um milagre de "Fátima" no destrito de Leiria de onde é esta escola.Parabéns Sra.Professora.

  5. Panda says:

    Quem
    me dera poder ir tambem com os meus meninos a este evento tão
    importante para a formação ecológica deles. Bem hajas colega Fátima.

  6. Panda says:

    Vamos dar um grande beijinho à professora Fátima Lopes, porque é uma
    "santa" para esses meninos,  faço ideia o que lutou para conseguir
    esses apoios neste pais que é tudo tão dificil. Obrigado Panda por nos
    trazeres esta feliz noticia, pois tambem sou professora e sempre que
    quero organizar qualquer coisa tenho logo muros altissimos para passar.
    Colega Fátima louvo esta ideia magnifica e ter conseguido leva-la a bom
    porto. E ao World Panda claro que é um sito maravilhoso onde passamos
    lindos momentos a ver e ouvir as coisas lindas, que tens sempre para
    nos mostrar e ensinar, 

  7. Panda says:

    Até que enfim que se vê
    alguem a tratar de por na estrada uma iniciativa desta envergadura,
    porque que aqui no continente as universidades não organizam mais
    projectos destes com os alunos do secundario, pois caem de para-quedas
    nas faculdades sem eira nem beira e só para ter um canudo, assim ao
    menos já tiverem uma experiencia com uma actividade real e aplicada de
    como se pode aplicar os conhecimentos que adquirem na escola e terem
    mais vontade de estudar , com objectivos praticos daquilo que estão a
    aprender e lhe faz pouco sentido. Boa iniciativa da universidade e da
    professora de Ciencias , pois no meu tempo iamos aos museus nas visitas
    de estudo, ver coches e afins naquela idade eu pensava mas era noutos
    "coches", agora uma coisa destas  iria se calhar fazer-me estudar mais
    do a vontade que tinha. Parabéns pela iniciativa

  8. Panda says:

    Será
    que a ministra sabe disto ? Se soubesse devia arrajar maneira de cortar
    as verbas para isto não se realizar, professores a ir "passear" com os
    alunos aos Açores…Tenho pena de não exitirem mais iniciativas destas
    por todo ensino nacional, pois aproximar os alunos dum futuro proximo e
    saberem o que os espera no ensino superior a varios niveis  , assim
    como criar a noção ambienteal do que é na realidade o ecosistema onde
    vivem na terra. Viva a Professora Fátima e todos os colegas, assim como
    o World Panda  por divulgar esta noticia.

  9. Panda says:


    alguém que se preocupa com a futura geração de Doutores e Engenheiros é
    pena nem todos os alunos do país poderem ter estas oportunidade😦

  10. Panda says:

     Realmente é algo de louvar na Educção Nacional – Parabéns Dra. Maria de Fátima e à Universidade dos Açores por ter aceite esta iniciativa . J.Figueiras

  11. Panda says:

    Assim com docentes destas a educação seria sempre um prazer e não um frete para os miúdos , muito bem cara Sra. Professora e minha homónima Fátima, e claro ao World Panda por nos dar a conhecer estas iniciativas únicas que só ele descobre para nos contar , obrigado Panda e também à universidade que levou a cabo esta expedição.Continuem esta ideia. Fátima L. Borga

  12. Panda says:

    Isto é que uma maneira fixe de por a malta a quer estudar e queria era um stora assim!

  13. Panda says:

    Felicito desde já a Sra. Doutora Bióloga  – Maria de Fátima ,que se
    está realmente de parabéns por esta nobre iniciativa, e que, levada a
    cabo num contexto não formal, poderá trazer grandes "frutos" no futuro
    para estes jovens alunos, de louvar também o "World Panda", a
    divulgação da mesma, e o seu trabalho notório no seu espaço nestes e
    noutros temas, pois caso contrario não haveria lugar a qualquer
    visualização deste evento. Os meus cumprimentos a ambos – P.Teixeira
    Pinto

  14. Panda says:

    Com pessoas deste calibre poderíamos ter o melhor ensino da comunidade pois se falta motivação aos docentes não é a todos com este exemplo prático desta evidencia, assim resta-me desejar tanto ao alunos como aos professores uma boa expedição e que tragam muitas experiências positivas e com aplicações no seu futuro a médio prazo. Panda este espço quase que se começa a tornar serviço público.  Felicitações a todos os intervenientes directos e indirectos.

  15. Panda says:

    Se tentássemos imaginar a alegria que deve ser a destes miúdos, o facto
    ter uma professora, ou professores com tamanha dedicação, porque
    imagino o quão difícil, deva ter sido, efectuar um projecto deste no
    nosso querido Portugal, com  as dificuldades de querer abrir uma porta,
    e se fecharem dez, por isso digo, aqui neste espaço maravilhoso, criado
    por alguém que não conheço pessoalmente, mas deve ser uma pessoa mesmo
    fantástica, e que só tenho pena mesmo de não poder conhecer
    pessoalmente, e além de lhe agradecer pelas coisas bonitas que nos tem
    mostrado e dado a conhecer, a ver e a ouvir – se ele me permitisse
    dar-lhe-ia muitos beijinhos, por ser como é, e digo mais, a Sra
    Dra.Fátima deve ter um orgulho enorme, em ter um amigo como o Panda, e se me permitem, este também deve ter um carinho"muito especial" por esta amiga, mas isto já
    será um pouco da minha intuição feminina. 😉 Oxalá todos saiam mais ricos desta experiência, os alunos certamente, mas
    assim como todos os outros professores e investigadores, e que façam
    algo para preservar aquelas ilhas tão bonitas e maravilhosas, que são
    os nossos Açores, dos sitios mais belos do nosso Portugal.

  16. Panda says:

    Parabéns colega !!! E ao Panda também por tudo … a começar neste magnifico espaço na net onde se pode estar horas a ouvir boa música, ver imagens lindas, arte , noticias ambientais, …e minto e rectifico boa, não ÓPTIMA MÚSICA como esta que estou a ouvir e já me habituei tanto a ela , só o Panda é que nos sabes dar estes mimos !!! E à colega Fátima desejo que seja uma experiência para todos e principalmente para os nossos meninos…são sempre os nossos meninos…quando ouço na rua "Stora!!!" e vejo homens e mulheres de sucesso na vida fico tão contente por ter ajudado a serem-no . E com esta experiência com eles nunca mais se vão esquecer da "stora" Fátima. Bjs aos dois. Ana

  17. Panda says:

    Bem hajam professores com mentes abertas, e que pensem no que podem trazer de bom, ao futuro destes alunos, no presente, e aos possíveis professores do " amanhã.".  E esta experiência de certeza se revelará  um contributo essencial para a carreira deles, e terão de agradece-lo à professora Fátima e equipa, ter-lhe proporcionado esta magnifica hipotese de participar nesta expedição(pelo menos eu como aluna adoraria). O World Panda no meu entender e estou de acordo com os outros comentários, pode até nem ser o melhor espaço, mas para mim é o espaço na net onde me sinto melhor, e sinto uma magia  especial, das cores, das pessoas e do carinho pelo Panda, das imagens, do mar, e principalmente destes sons que não sei onde os descobre, mas são lindos !!! E dá mesmo prazer andar por aqui a descobrir todos os cantinhos, só é pena a musica apenas tocar na pagina principal, mas se calhar já lhe estou a pedir demais.Adorei esta semana  o MINUS 8 , que nunca tinha sequer ouvido falar …se puder deixar mais uma semana esta "humilde ouvinte" agradece isso ao Panda. que tem sons fantásticos e a condizer como ambiente do espaço, que está muito bem estruturado (e eu sou Arquitecta de Interiores – sei do que falo ) .

  18. Panda says:

    Caro Panda felicito a sua amiga professora Fátima bela bela iniciativa, e que esperava ver algo mais sobre a expedição,umas imagens, opiniões , mas provavelmente não tenhas tido noticias para divulgar, tenta saber algo mais, pois era interessante saber o que estes alunos acharam de tudo isto.Parabéns pelo espaço – Magnifico

  19. Panda says:

    Olá Amigão esta é a tua amiga de Coimbra que mora ao é de mim ? Já vi que a tua amiga não brinca em serviço e conseguiu fazer  isto, hã ?  Pois tinhas me dito das dificuldades que estava a ter com isto,ainda bem que conseguiu e concerteza que teve a tua ajuda mais do que tu dizes, não te estou a ver sem fazeres nada, moço.Man eu cá te espero para tocarmos juntos novamente quando puderes vir a Coimbra ,  e quero ouvir os teus novos sons, que estão espectaculares, menino esse ouvido e essa cabeça é di ouro pá! Vais voltar a ir a Cabo Verde este ano novamente, vai moço fazia te bem na cabeça e mergulhares para lá, convida a tua amiga pa ir cumtigo rapaz, lá tambem se fazia uma boa expedição, na terra e principalmente no mar . Um abraço do Chico

  20. Panda says:

    Muito bom sim senhora professora até que enfim que alguém se mexe para mostrar ao miúdos que estudar tem um objectivo pratico na vida – E não estou a gozar mas estes putos vão sair melhores que à encomenda …se vão.E ao World Panda que continue a divulgar estas e outra iniciativas semelhantes porque assim está e vai continuar a ficar muito bem cotado na praça.

  21. Panda says:

    Então caro Panda estávamos a aguardar novas desta nobre expedição, mas que não houve mais noticias ? Ou como eu faria decidia mas era não voltar de sitio tão belo, mas o problema das ilhas é que se tornam claustrofobias para quem lá está muito tempo e que principalmente não nasceu lá, e mesmo para quem nasceu, e por isso os ilhéus tem sempre mais a tendência de emigrar, mas de qualquer forma fica o meu agrado por esta divulgação e esperemos que mais venham a seguir, e que outros alunos tenham a possibilidade no terreno de comprovar, que aquilo que aprendem tem mesmo aplicação pratica. Bem hajam todos vós. E ao World Panda nota 20 valores.

  22. Unknown says:

    Welcome to enter (wow gold) and (wow power leveling) trading site, (Rolex) are cheap, (World of Warcraft gold) credibility Very good! Quickly into the next single! Key words directly to the website click on transactions!

  23. Unknown says:

    Warcraft game like this to (World of Warcraft gold) and (wow gold)! Price concessions, credibility is also good!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s